domingo, 1 de janeiro de 2017

ZOO de Guaira SP - - Zoológico Joaquim Garcia Franco em Guaíra SP funciona de terça a domingo 08h00 às 17h00 - - Blog Ernani Carreira Guaira SP 2016

Home
ZOO de Guaíra SP
Zoológico Joaquim Garcia Franco em Guaíra SP
Zoológico Joaquim Garcia Franco em Guaíra funciona de terça a domingo.





O espaço conta com animais da fauna silvestre ameaçados de extinção.

O município de Guaíra é um dos poucos municípios do Estado de São Paulo e o segundo na região depois de Ribeirão Preto que oferece para a população a oportunidade de visitarem um Zoológico que dispõe de diversos animais em exposição, animais da fauna silvestre ameaçados de extinção, como dois exemplares da onça parda (Thor e Shena) e o lobo guará.

No Zoológico guairense os visitantes podem conhecer de perto a arara Canindé, cachorro do mato, capivaras, veado catingueiro, jabutis, gaviões, macaco prego e outros.

Segundo a responsável e Bióloga Ana Paula Chaves pelo Zoológico Joaquim Garcia Franco os dias de visitação é de terça a domingo no horário das 08h00 às 17h00, além dos animais, o local proporciona aos visitantes áreas comuns para a prática de lazer, como quiosques, mesas e bancos para descanso e um parque para a diversão das crianças.

Ainda de acordo com a responsável Ana Paula, o zoológico também é frequentado por pessoas que utilizam do espaço cercado de muito verde para a prática de caminhada e corrida.

É de suma importância destacar a importância do zoológico dentro do processo de conscientização quanto à preservação das espécies e a educação ambiental da fauna e flora, por isso, é essencial que ao visitar o local, as pessoas não joguem lixo no chão e nem danifique os instrumentos de lazer instalados.

Em breve o Zoológico Joaquim Garcia Franco estará ganhando nova comunicação visual em toda a sua extensão, o que permitirá ao visitante maior conhecimento das espécies e do próprio local.
Você sabia?

A arara-canindé (Ara ararauna, Linnaeus, 1758), também conhecida como arara-de-barriga-amarela, arari, arara-amarela, arara-azul-e-amarela, araraí e canindé, é uma das mais conhecidas representantes do gênero Ara, sendo uma das espécies emblemáticas do cerrado brasileiro e importante para muitas comunidades indígenas. É muito apreciada como animal de estimação. Ocorre da América Central ao BrasilBolívia e Paraguai.

O veado-catingueiro (nome científico: Mazama gouazoubira), também conhecido por veado-virá, virá, virote, guaçutinga, guaçucatinga e guaçubirá, é uma espécie de cervídeo sul-americano de pequeno porte, do gênero Mazama.

O nome Mazama simplicornis foi largamente utilizado, assim como o nome Mazama gouazoupira (tal nome tem origem na descrição de Félix de Azara do "gouazoubira", nome comum da espécie em tupi).

Tais nomes foram utilizados até o trabalho de Philip Hershkovitz, de 1951, em que reconheceu que o nome dado por Fischer (gouazoubira) era anterior ao dado por Illiger (simplicornis). Hershkovitz também percebeu que gouazoupira era resultado de um erro ortográfico. Apesar do nome origina ser gouazoupira, o largo uso do nome gouazoubira tornou esse o nome oficial da espécie.

A espécie ocorre desde o sul da região Amazônica até o Uruguai e região central da Argentina ocupando todo o leste das regiões pré-andinas até o litoral brasileiro.

A onça-parda ou puma (nome científico: Puma concolor), também conhecida no Brasil por suçuarana, é um mamífero carnívoro da família Felidae e gênero Puma, nativo da América. Foi originalmente classificada no gênero Felis, mas estudos genéticos demonstram que a espécie evoluiu em uma linhagem próxima à chita (Acinonyx jubatus) e ao gato-mourisco (Puma yagouaroundi).

É o mamífero terrestre com a maior distribuição geográfica no ocidente, ocorrendo desde a Columbia Britânica, no Canadá, até o extremo sul do Chile, habitando desde florestas densas, até áreas desérticas, com clima tropical ou subártico, exceto atundra. É capaz de sobreviver em áreas extremamente alteradas pelo homem, como pastagens e cultivos agrícolas.

É o maior membro da subfamília Felinae, medindo até 155 cm de comprimento, sem a cauda, e pesando até 72 kg, com porte semelhante ao do leopardo (Panthera pardus), sendo o segundo maior felídeo das Américas. Possui coloração variando do cinzento ao marrom-avermelhado, com a ponta da cauda de cor preta, áreas laterais do focinho e ventre de cor branca.

Os filhotes nascem com manchas escuras na pelagem, que geralmente persistem até 14 semanas de idade. Possui as mais longas patas traseiras dentre os felinos. Vivem em média, entre 7,5 e 9 anos de idade.

Fonte:
Prefeitura de Guaíra Estado de São Paulo - Site...clique
Diretoria de Comunicação - Imprensa
Avenida Gabriel Garcia Leal, 646
Bairro Maracá – 14790.00 - Guaíra-SP
e-mail:
Telefone: (17) 3332-5100

Blog Ernani Carreira Guaíra SP
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário