quarta-feira, 1 de junho de 2016

Dia do Desafio Guaira SP 2016 dia 25 de maio - - Dia do Desafio Challenge Day Guaíra SP Brasil x San Cristóbal Totonicapán Guatemala - - Blog Ernani Carreira Guaíra SP 2016

Home
Dia do Desafio Challenge Day
Guaira SP 25 de maio

Guaíra SP Brasil x San Cristóbal Totonicapán Guatemala



Fonte SESC SP...clique





Dia do Desafio Challenge Day 2016

Guaíra se prepara para o Dia do Desafio 2016 Challenge Day

Tradicionalmente realizado na ultima quarta-feira do mês de maio o Challenge Day, o Dia do Desafio ocorre no dia 25 de maio este ano e Guaíra já começou a se preparar para a mobilização de esportes e saúde.

No dia 9 de maio o Sesc-SP promove um encontro para sorteio e lançamento do Dia do Desafio na cidade de Jundiaí, que elencará quais serão os município concorrentes.

Na região já confirmaram a participação no Dia do Desafio:

Guaíra, Altinópolis, Batatais, Brodowski, Buritizal,Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Cravinhos, Cristais Paulista, Franca, Guará, Guariba, Guatapará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã,  Ituverava, Jaboticabal, Jardinópolis, Jeriquara, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Restinga,  Ribeirão Corrente, Sales de Oliveira, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista, São Simão, Serrana e Sertãozinho.

Todo atividade física conta ponto. Vale uma caminhada, corrida, pedalada, partida de futsal, futebol, basquete e até um abraço na escola, praça ou lago da cidade.

Podem se envolver grupos já organizados, como da terceira idade, escolinhas de esportes, secretarias, lojas comerciais, escolas municipal e estadual, clubes.

CHALLENGE DAY

Durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito de uma cidade canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos.

Ele propôs que, às 15h de determinado dia, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia elétrica, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, que tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades.

A competição é apenas estímulo à participação, o objetivo principal é a conscientização em massa da população, da importância, dos benefícios e de como é simples praticar atividades físicas regularmente. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes.
,
O Sesc em São Paulo realizou o evento no Brasil pela primeira vez em 1995, em parceria com a The Association for International Sport for All (TAFISA). No mesmo ano, Pelé (então Ministro extraordinário do Esporte) participou do lançamento, afirmando "incentivar todos os brasileiros a praticar esportes.

No ano 2000, o Sesc SP assume a coordenação do Dia do Desafio no Continente Americano. Além da disputa tradicional, as cidades brasileiras estabeleceram desafios prévios com cidades de outros continentes.

O Dia do Desafio é uma iniciativa da UNESCO e da TAFISA - The Association for International Sport for All - e conta com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association. É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos.

No Dia do Desafio, todos os participantes são considerados vencedores. Afinal, além de exercitarem o corpo, praticam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. Porém há uma disputa saudável entre cidades de mesmo porte populacional e o município vencedor será aquele que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao seu número de habitantes. No ano passado Guaíra concorreu e venceu a cidade goiana de Cristalina. 

Blog Ernani Carreira Guaíra SP
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário