quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Jacare Lago Maraca Guaira SP - - Jacaré do lago está em local propício, segundo Bombeiros - - A sugestão dos Biólogos e dos Bombeiros é manter o animal no lago retirando somente se o bicho invadir alguma edificação, já orientando a população - - Blog Ernani Carreira Guaira SP 2016

Home
Jacaré do lago está em local propício, segundo Bombeiros

Depois que os frequentadores avistaram um jacaré no Lago Maracá, alguns munícipes demonstraram preocupação com o animal.

Com medo de agressões do animal a humanos e também, o contrário, agressões e tentativas de captura do réptil por populares.

A Bióloga do Zoológico Joaquim Garcia Franco,  Ana Paula Chaves  orientou ao prefeito, Sérgio de Mello quais as alternativas de providências a serem tomadas.

Ana Paula já adiantou que o Zôo de Guaíra não possui estrutura para receber o exemplar, tampouco conta com equipamentos para a captura.

Ela entrou em contato com a Polícia Ambiental e foi informada de que a corporação estadual também não possui nenhuma estrutura para a captura.

Este tipo de resgate de animal seria da alçada do Corpo de Bombeiros.

Em contato os Bombeiros, a bióloga foi informada de que a captura só pode ser realizada em caso de invasão de domicílio ou outra ocorrência similar, caso contrário o réptil deve permanecer onde está.

O Corpo de Bombeiros entende que no lago o animal está em local propício.

De acordo com a bióloga da Prefeitura a presença do jacaré é um indicativo de ambiente saudável, com farta oferta de alimento.

Alimentação do Caiman gênero de Jacarés das Américas Central e do Sul  Jacaré de papo amarelo é variada e consiste de aves, mamíferos, peixes e outros vertebrados aquáticos, moluscos, caranguejos, caramujos e insetos.

Moradores das imediações do lago relataram que nas décadas de 1970 e 80 era comum o avistamento de jacarés na Lagoa Maracá.

Raramente um jacaré do papo amarelo (provável espécie do morador do lago) ataca, as agressões ocorrem geralmente quando o animal se sente ameaçado.

A sugestão dos Biólogos e dos Bombeiros é manter o animal no lago retirando somente se o bicho invadir alguma edificação, já orientando a população:

não se aproximar do animal, ele pode se sentir ameaçado e atacar

nunca alimentá-lo, pois com a alimentação regular por pessoas, o jacaré pode se acostumar
com o contato humano, o que implica em possíveis acidentes.

caso o animal seja avistado longe do lago, em residências, comércios ou imóveis públicos chamar o Corpo de Bombeiros pelos telefones 193 e (17) 3322-3233.



Fotos extraídas da FanPage Lago Maracá Imagens e do Blog do Ernani Carreira

Fonte:
Diretoria de Comunicação Prefeitura de Guaíra SP
Site Prefeitura do município de Guaíra SP...clique




Blog Ernani Carreira Guaíra SP 2016
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário