domingo, 20 de abril de 2014

Médicos Cubanos em Guaira SP Integrantes do Programa Mais Médicos do Governo Federal chegaram a Guaíra SP - Blog Ernani Carreira Guaira-SP

Home
Médicos Cubanos em Guaira SP
Programa Mais Médicos do Governo Federal 

PRIMEIROS 3 MÉDICOS CUBANOS CHEGAM A GUAÍRA SP
Integrantes do Programa Mais Médicos do Governo Federal chegaram a Guaíra na quarta feira, dia 16, três médicos cubanos. O secretário de Saúde, Wilker Gléria apresentou oficialmente os doutores: Carlos Valido Samartino, Yudisleidy Ramirez Glean e Ania Jimenez Martins na quinta feira, dia 17, para o Prefeito, Sérgio de Mello. Ainda participaram da recepção aos novos médicos que vão compor a Estratégia de Saúde da Família o vice prefeito, Denir Ferreira dos Santos, a secretária da educação, Cida Ferreira, o diretor de Vigilância e Saúde, Eloi Junqueira Lelis, a presidente do Fundo Social, Selma Alves Mello, o diretor do Deagua, José Getulio de Oliveira, o Coordenador de Cultura, Pitt Dias, o Coordenador de Comunicação Cristian Sterchile, a chefe do Setor de Habitação, Márcia Angélica Vieira, provedor da Santa Casa, Dr. Edvaldo Botelho Muniz e os vereadores: João José de Oliveira, Suzete Barini e Cida Armani (todos do PT).
Há poucas horas na cidade os cubanos se mostraram impressionados com a calorosa recepção e a beleza da cidade. Ainda no gabinete do prefeito, logo após a apresentação eles admiraram o lago Maracá por um longo período. Todos são especialistas em saúde da família e já possuem experiência em várias áreas da medicina como: urgência, pediatria, ginecologia e obstetrícia, entre outras. Ania tem 38 anos, é natural de Ciego de Avila, formada há 14 anos, casada e tem uma filha de cinco anos; Carlos, nasceu em Havana, tem 45 anos, graduado em medicina há 19 anos, é casado e tem dois filhos, uma moça de 25 anos e um rapaz de 18 anos, Yudisleidy, a mais jovem tem 28 anos, é solteira e formou-se médica há cinco anos. Todos já atuaram fora de seu país natal, como Venezuela e Bolívia.
Em Guaíra os cubanos terão os salários custeados pelo Governo Federal e a Prefeitura vai oferecer em contrapartida a moradia e alimentação para os novos integrantes do quadro médico do município. Os cubanos vão passar por um período de adaptação sendo apresentados e conhecendo toda a rede de atendimento do SUS em Guaíra. A secretaria de Saúde não faz previsão de quando eles começam a atender os pacientes guairenses. Existem ainda alguns tramites burocráticos do Ministério da Saúde, no entanto o secretário, Wilker está satisfeito e confiante, já programando um plano de trabalho em rede, onde os profissionais devem trabalhar não somente no consultório, mas também exercendo a função de médico de família em outros ambientes de convivência, como por exemplo, grupos de idosos.

Fonte Site Prefeitura do Município de Guaíra-SP...clique


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário