domingo, 19 de janeiro de 2014

Romaria à Capela do Pindoba 2014 Cidade de Guaira SP dia 20 de janeiro Dia de São Sebastião Padroeiro da Cidade de Guaira SP - Blog Ernani Carreira

Home
13ª Romaria à Capela do Pindoba 2014 - Guaíra-SP

Prefeitura do Município de Guaíra SP promove a 13ª Romaria à Capela do Pindoba.

No dia 20, feriado do padroeiro de Guaíra, São Sebastião, a Prefeitura promove a XIII Romaria à Capela do Pindoba. O Evento Religioso é mobilizado por Orlandinho Gutierres e a Gestão de Sérgio de Mello dá todo respaldo necessário oferecendo:
ônibus para a volta, ambulância para acompanhamento e assistência, água, além de toda a estrutura para a celebração da missa, com palco, tenda e equipamento de som, por exemplo.

Que foi Pindoba?  ((( clique  )))

Pindoba teria sido um Escravo que foi enterrado vivo, apenas com a Cabeça para fora, após ser...mais


A caminhada tem um percurso de 18 quilômetros, este que muitos fieis usam para pagar promessas. Saem de madrugada, às 4h de frente da antiga sede da Campofert, na rua 26, com avenida  13.  Interessados em participar devem comparecer ao local na hora marcada.
O organizador, Orlandinho Gutierrez estima que cerca de mil pessoas deva participar da romaria.

Estes serão recepcionados na fazenda Santiago com uma missa campal, celebrada pelo Padre Edisson Pátaro, às 09h00.

Conta a história oral que naquele local o escravo Pindoba foi enterrado até o pescoço para morrer. Pindoba seria cativo de uma fazenda no município de Morro Agudo onde, conforme a história, teria ocorrido um roubo e o escravo teria sido injustamente acusado do furto e sua sentença foi o exílio no estado de Minas Gerais. Os jagunços teriam arrastado Pindoba até a altura da fazenda Santiago, no caminho para o Rio Grande, e ali decidiram sacrificar o cativo que foi sepultado vivo ficando apenas com a cabeça fora da terra.


Com o passar dos anos Pindoba tornou-se um mártir e graças foram atribuídas ao escravo dando origem a promessas e peregrinações a pé, as romarias. 

Que foi Pindoba?  ((( clique  )))

Pindoba teria sido um Escravo que foi enterrado vivo, apenas com a Cabeça para fora, após ser...mais







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário