sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Geração X Y Z Baby Boomers Guaira-SP


Geração X Geração Y Geração Z
Baby Boomers

Geração X Y Z Baby Boomers, assunto que está sendo muito comentado ultimamente, o conflito das Gerações no Mercado de Trabalho, isso se torna mais claro quando conhecemos as características de cada uma das 3 Gerações (X, Y e Z).
Havendo uma necessidade de se nomear as Gerações Humanas de forma a alinhar os indivíduos de épocas diferentes.
Refiro as Crianças, Adolescentes ou Pessoas de meia ou terceira idade, generalizando comportamento e características, independente da época em que viveram.
Hoje é inaceitável imaginar o comportamento de um adolescente, independente da época que tenha vivido, assim, fica fácil entender que um adolescente do Século XIX, com certeza terá características diferentes de um adolescente do início do Século XX, ou dos anos 50, 60 ou 90.
Dessa forma, se optou por chamar as gerações (independente de sua idade, já que as gerações envelhecem) por nomes específicos.
Há algum tempo os Diferentes Níveis de Gerações estão sendo denominadas por Letras, Geração X Y Z.
Quais as características de cada uma e sua importância no Mercado?
Em qual você se enquadra?




Geração X

Passaram pelo grande Downsizing (achatamento – é uma Técnica Administrativa, consistente com o Planejamento Estratégico, focando no entro da pirâmide hierárquica, na área de Recursos Humanos RH).
Geração X nascidas de 1970 a 1980, filhos dos Baby Boomers.
Trabalha em Equipe, não acreditam em hierarquia e não vêem mistério no Computador, pois participaram do surgimento dele.
Gostam da informalidade no trabalho e buscam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, sentem-se a vontade com a tecnologia e já têm gosto pelo consumo de equipamentos eletrônicos. Trabalham com entusiasmo quando possuem foco definido e têm necessidade de feedback.



Geração Y

Nascidos de 1980 a 1990 são jovens, espertos e ousados.
São despojados no Escritório, ouvem som MP3 em suas mesas.
Eles querem trabalhar más o trabalho não seja sua vida.
Antenados na Expansão Tecnológica, buscam qualidade de vida e conforto financeiro, estão tomando seu lugar no mercado de trabalho competitivo.
Chegam ao mercado de trabalho para mostrar que falta de cerimônia pode ser excesso de competência, falam de igual para igual mesmo com os chefes, assim como falam com os pais e nem sempre têm dimensão das conseqüências de seus erros.
Como estão acostumados ao computador e internet, tendem a ver seus erros como algo não muito importante, exatamente como acontece no vídeo game, em que pode reverter facilmente o que fizeram.



 


Geração Z

Nascidos após 1994, muitos deles estão em sua adolescência precoce e diferem da anterior geração de muitas maneiras, pode ser um ativo grupo de consumidores.
Uma vez que eles estão levando vidas muito mais estruturadas do que qualquer dos seus antepassados, podem ser adultos responsáveis e também com altos valores sociais.
Essa geração tem abraçado tecnologia e também são altamente dependentes dela.
Eles estão mais inclinados para o mundo virtual e são menos propensos a ter a medidas extremas como o terrorismo.
Característica da Geração Z é a constante troca que se faz entre os canais de interatividade da Internet e TV, zapeando (ato de mudar rapidamente de canal de TV ou freqüência de rádio).
Para eles o mundo é totalmente tecnológico e virtual, nasceram em meio a esse mundo.
Seu mundo é tecnológico e virtual, para eles é impossível imaginar um mundo sem internet, telefones celulares, computadores, iPods, tablet, vídeo games, TV e vídeos em alta definição, sua vida é regada a muita informação.
Se Geração Z é moldada corretamente, eles podem conseguir muito mais do que as gerações anteriores utilizando os seus meios digitais.
No entanto, por outro lado eles podem ser pobres, com habilidades Interpessoais e, além disso, elas podem não dar demasiada importância aos valores familiares.
Eles são muito individualistas em suas características.




Geração Baby Boomers

A descrição mais simples da Geração Baby Boomers é aquela que compreende pessoas que nasceram nos Estados Unidos entre 1946 e 1964.
Entretanto, com freqüência elas são divididas em dois grupos distintos: aqueles que nasceram entre 1946 e 1954 (geralmente chamados de Primeiros Boomers) e os nascidos entre 1955 e 1964 (freqüentemente chamados de Boomers Posteriores ou Geração Jones).
O único evento histórico de definição da Geração Baby Boomer foi a Guerra do Vietnã. Como os Boomers Posteriores, não podiam se alistar, eles tiveram uma experiência muito diferente dos Primeiros Boomers, criando uma lacuna no meio de uma única geração.
Os Primeiros Boomers mencionaram os assassinatos de JFK, Robert Kennedy e Martin Luther King, o homem pisar na Lua, a Guerra do Vietnã, a liberdade sexual, o movimento pelos direitos civis e protestos e subversões.
Por outro lado, os Boomers Posteriores mencionaram Watergate, a renúncia de Nixon, a Guerra Fria, o embargo do petróleo, inflação elevada e escassez de gasolina.
Descartando as diferenças, há algo que une culturalmente os Boomers de forma inigualável, a televisão.
Os Baby Boomers foram à primeira geração que cresceu em frente à TV. Eles puderam compartilhar eventos culturais e marcos com todas as pessoas no seu grupo de idade, independentemente de onde elas estavam.
Todos eles assistiram "Bonanza" ou "Deixe isso para o castor" e viram a Guerra do Vietnã nas suas salas de estar.
Outro elemento cultural que distinguiu os Boomers dos seus pais foi o Rock and Roll. Artistas como Elvis Presley, Little Richard, Buddy Holly e, posteriormente, Bob Dylan, Beatles, Rolling Stones e The Who tomaram conta das ondas sonoras e deram aos Boomers a identidade de uma geração.
Essa identidade é de muitas formas, bastante cética. Aos vinte anos, os Boomers cunharam a famosa frase "Não confie em ninguém com mais de 30 anos" em plena Guerra do Vietnã.
Os eventos de Nixon e Watergate sedimentaram o ceticismo da autoridade, em vez disso, os Baby Boomers passaram a confiar em si mesmo.
Eles foram chamados de "Geração Eu" porque foi à primeira geração a fazer um intervalo entre a infância e a idade adulta, e a explorar o fato de ser jovem.
Eles se casaram e tiveram filhos mais tarde, e gastaram bastante com si mesmos.
De modo controverso, eles também são uma das gerações mais ativas e menos egoístas de todos os tempos.
Sua luta contínua contra a injustiça criou o movimento das mulheres, o movimento pelos direitos civis, os protestos contra a Guerra do Vietnã e muito mais.


Fonte: Internet, vários artigos relacionados às Gerações X Y Z Baby Boomers




Vídeos Geração X Y Z Baby Boomers
Gerações apresentam diferentes perspectivas e metas profissionais.


 -


 -



 

Home

Um comentário: