quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

UAG Usina Açucareira Guaira–SP Colheita Mecanizada Cana Crua

UAG Usina Açucareira Guaíra – SP
Na Campanha contra incêndios

Com o advento da Colheita Mecanizada da Cana Crua as áreas de Cultivo da Cana de Açúcar foram privilegiadas em função dos benefícios trazidos pela Palha para o Sistema produtivo. Dentre eles podemos destacar a reutilização dos nutrientes presentes na Palha, pela própria cultura, reduzindo assim a utilização de Adubos Minerais.


Outro benefício é o menor consumo de herbicidas, já que a palha funciona como barreira física para a emergência de plantas daninhas.


Mas a principal vantagem é a manutenção da umidade do solo ao longo dos períodos de falta de chuva, auxiliando no desenvolvimento da cana nestes períodos. Por outro lado, esta palha que permanece nas áreas que foram colhidas nos períodos de estiagem, permite a propagação rápida do fogo, pois está bastante seca e solta sob a superfície do solo.

No momento da ocorrência de um incêndio nesta área, esta palha seca, solta e incandescente é levada pelo vento a centenas de metros, dificultando o combate ao fogo.

Hoje todo o Setor Sucroenergético se preocupa com esta problemática e o nível de desinformação da população a este respeito é alto, já que as Usinas são acusadas de atear fogo na palha com o intuito de eliminá-la, o que não é verdade.

Hoje a palha para o Setor, é tão importante quanto os demais produtos gerados pela cana de açúcar, ajudando na manutenção e permitindo uma maior longevidade dos canaviais.

No gráfico, o processo de mecanização das lavouras de cana de açúcar da Usina Açucareira Guaíra Ltda iniciou em 2000 com 13,66% do canavial colhido mecanicamente cru e atingiu o 100% já em 2008, desde então, o uso do fogo como prática para o manejo da cana de açúcar foi extinto.



Com esta mudança, observa-se que as áreas acima do 3º corte estabilizam a produtividade, permitindo que mais cortes sejam realizados na lavoura antes da renovação dos canaviais. Além do benefício econômico que a palha promove, há o benefício ambiental com o aumento da fauna presente na região.

Portanto, os incêndios causam prejuízos a todos, desta forma é importante evitarmos a ocorrência destes. Mesmo com todos os equipamentos que as Usinas da região possuem, é importante a conscientização de toda a população para evitar a ocorrência destes incêndios. Lembre-se que todo incêndio começa pequeno, por isso que é proibido queimar qualquer resíduo a céu aberto sem autorização do órgão ambiental competente.

Evite queimar lixo, palhada, pastagens, ou qualquer resíduo, pois, muitas vezes é dessa forma que devido a ventos fortes, pouca umidade no ar e outras condições o fogo pode se tornar incontrolável. Pense nisso antes de agir, suas ações podem ser decisivas em preservar ou destruir o meio ambiente.

Fonte: Jornal O Guaíra





Fotos e Vídeo meramente ilustrativos, Fonte Internet.




-


 Colhedora de Cana John Deere





- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -





O Presidente Lula esteve em Ribeirão Preto, dia 23 de novembro de 2010, para inaugurar o primeiro trecho do Etanolduto, entre Ribeirão Preto e Paulínia.

O Etanolduto inaugurado por Lula cobre 202 Km entre Ribeirão Preto e Paulínia e é a primeira etapa dos 850 Km....mais.

Seu percurso passará por 45 municípios, entre eles 25 nas regiões de Ribeirão Preto, Central e de Campinas que irá ligar a região produtora de Jataí (GO) à refinaria Replan.....mais.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário